Este livro não é mais um estudo analítico sobre a obra de Álvaro Siza Vieira mas um relato, na primeira pessoa, do acompanhamento de um projeto, desde o momento inicial do confronto com o cliente e o programa até à finalização da construção.
Apresentado sob a forma de diário de bordo, propõe uma leitura do processo de projetar de Siza e das suas práticas reflexivas, centrando-se na exploração do seu modo de trabalho e expressão próprios. Combinando um texto esquemático em forma de notas de aula com esquissos, registos de soluções parciais, anotações e desenhos técnicos registam-se as várias decisões tomadas ao longo do desenvolvimento do projeto e também os principais momentos que decorreram entre a ideia e a sua realização.
Nesse percurso é realçado o diálogo constante que Siza mantém com o desenho, sendo a edição ilustrada com mais de 74 desenhos de Siza Vieira, anotados no decurso do projeto.
Tanto pelo conteúdo e organização como pelo modo didático como é apresentado, a sua leitura é recomendada quer a estudantes e professores, investigadores e profissionais da arquitetura, quer ao público em geral interessado neste tema.
Uma característica a realçar neste livro é a sua edição trilingue: português, japonês e inglês, que lhe confere uma dimensão internacional. Apesar da língua materna do autor ser o japonês, este optou por utilizar o português nas suas anotações, aliando a aprendizagem da língua portuguesa ao processo de trabalho no escritório de Siza. A editora considerou que, para além destas duas línguas, o inglês seria um complemento a esta edição.
Just click on START button on Telegram Bot