Poucos homens viveram um percurso de vida tão aventuroso como João Rodrigues, um padre Jesuíta português. Durante os 56 anos que permaneceu entre o Japão e a China, ganhou a amizade de Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu - dois dos três líderes nipónicos designados de 'Unificadores do Japão' - desempenhou um papel activo no comércio da seda entre a China e o Japão e durante alguns anos tornou-se o europeu mais influente da cidade de Nagasaki e, de certa forma, de todo o Japão.
Escreveu várias obras, destacando-se um estudo da gramática japonesa denominado 'Arte da Lingoa de Iapam', publicado em 1604 que integra um vasto registo literário dedicado à cultura nipónica. Entre outras obras de referência deste acervo, destacam-se também a 'Arte Breve da Língua de Japam' (1620) e 'A História da Igreja de Japam' (1634).
Rodrigues viajou por toda a China, esteve envolvido na controvérsia dos ritos, conduziu negócios oficiais em nome de Macau e tomou parte no conflito entre os Ming e os invasores Manchu.
Just click on START button on Telegram Bot